top of page
lucy-events-542-1024x683.jpeg

O que é o IoPT?

Identificar traumas inconscientes e precoces

IoPT - Identity-oriented Psychotrauma Therapy and Theories (Teoria e Terapia do Psicotrauma orientadas para a Identidade) é uma teoria abrangente do trauma psicológico e emocional combinada com um método de tratamento eficaz.  Desenvolvida pelo Dr. Franz Ruppert, professor de psicologia do Instituto de Ciências Aplicadas de Munique - é uma ferramenta avançada para lidar com a cura dos nossos traumas precoces.

Não falamos sobre traumas tanto quanto deveríamos. Os traumas que nos conhecemos - não os levamos a sério e tentamos viver como se nunca tivessem acontecido - mas aconteceram. E os traumas de que não temos conhecimento? Aqueles traumas precoces que estão no fundo do nosso inconsciente - que, querendo ou não, gerem grande parte das nossas vidas? Esses traumas precoces que aconteceram numa altura em que não nos lembramos e não podemos discutir.

​

Quando acontece um trauma, ocorre uma "fragmentação" psicológica para sobreviver ao acontecimento. O trauma é transferido para o inconsciente e uma parte de nós fica congelada no tempo do acontecimento. Para sobreviver, uma nova parte de nós emerge - o 'eu sobrevivente' - o 'guardião do portão' do trauma, que com o tempo conseguirá fazer todo o possível para manter o trauma inconsciente, evitando-o e mantendo a dor afastada. Este 'guardião' é uma parte de nós que acaba assumindo o controle de nossas vidas. O nosso "eu traumatizado" luta para se integrar de novo nas nossas partes saudáveis. As nossas partes saudáveis anseiam por se voltarem a unir com as partes fraccionadas e tornarem-se novamente inteiras. Tornarmo-nos QUEM VERDADEIRAMENTE SOMOS - COM TODOS os aspectos maus e bons.

​

O Self-Encounters ajuda-o com:

- Reconhecer sistemas familiares traumatizados - por vezes podemos até aprender sobre traumas multigeracionais.

- Perceber como este sistema afectou os seus pais e a capacidade deles de ver e cuidar de ti.

- Compreender as suas estratégias de sobrevivência - e com isso ganhar mais autonomia sobre as suas reacções e sentimentos.

- Ajudá-lo a ter um sentido mais forte do seu "eu", libertando os emaranhados emocionais e ligando-se ao seu verdadeiro e saudável "eu

- Reconhecer os seus traumas.

- Aprender a manter os seus limites e a distinguir a verdade das ilusões.

- Integrar as suas partes traumatizadas e voltar a ligar-se a elas - tornar-se inteiro.

Viver em relações saudáveis, com bem-estar e autonomia.

​

untangle_Family_Constellations.jpg

Como é que funciona?

Os traumas podem ser superados e resolvidos através de sessões de auto-encontro (encontro com partes internas suas), com a ajuda do Método da Intenção.  Este método foi desenvolvido ao longo de muitos anos pelo Professor Ruppert e colegas, e é uma forma de explorar estas partes inconscientes da nossa psique com uma precisão extraordinária. Com este método, obtemos uma visão de como o trauma afectou as nossas vidas. Através do Método da Intenção, podemos integrar estas partes " fraccionadas" - e eventualmente recuperar o nosso sentido de autonomia.

​

O método da intenção, semelhante às Constelações Familiares, baseia-se na ressonância - a capacidade de todos os seres entrarem em ressonância mútua uns com os outros e compartilharem informações, dados emocionais e experiências. O cliente define uma frase de intenção na qual define uma questão de exploração específica para essa sessão (mais uma vez, semelhante a uma CF). A intenção pode ser algo como "quero saber quem sou eu" ou "a minha relação com os meus irmãos" ou "tenho sempre dores de cabeça". A intenção não precisa de ser lógica, e pode também ser sem sentido linguístico - desde que seja uma intenção que o cliente queira resolver. Este processo de escolha da intenção pode demorar o tempo que for necessário, sem pressa. A partir desta frase, o cliente escolherá 3 palavras com as quais deseja entrar em ressonância. Uma vez escolhidas as três palavras - começa a auto-exploração.

 

​

Matrioska

Como é que sei se "funciona" e com que frequência devo fazer o Auto-Exploração?

Ao contrário da terapia convencional - onde os pacientes se sentem dependentes do seu terapeuta - o IoPT e a constelação familiar sistémica vêm devolver a liberdade e autonomia ao cliente para procurar soluções. Como facilitadora, confio que meus clientes saberão quando e o que precisam resolver em suas vidas. Cada um guarda dentro de si a sua própria cura e todas as respostas que necessita. Ninguém pode curar ou “consertar” outra pessoa. Só podemos curar a nós mesmos. Posso orientar, apoiar e facilitar a autoexploração de alguém que eventualmente alcançará a autocura em seu próprio ritmo.

​

Depois das sessões, sentimo-nos muitas vezes aliviados, com uma sensação de paz interior. Com o tempo, podemos notar mudanças no nosso comportamento, na nossa consciência das nossas interacções com o mundo exterior e na forma como respondemos a "situações problemáticas" que outrora nos desencadeavam. Sentimo-nos "centrados" e claros nos nossos pensamentos.

​

Com que frequência fazemos as sessões? Essa é uma questão individual que cada um tem a resposta.

Navigating in Woods

Quanto tempo dura cada sessão?

A duração de uma sessão leva até 1h30m. Algumas levam mais tempo e outras menos. Não importa o tempo que leva. Vou estar ao seu lado quanto tempo que vai ser necessário. Sessões em grupo podem levar mais tempo, mas nem sempre.

​

MAIS DÚVIDAS? - Marque uma chamada ou envie-me um e-mail ou uma mensagem via WhatsApp.

bottom of page