top of page
lucy-events-542-1024x683.jpeg

O que é Constelação Familiar?

Revelar padrões familiares ocultos

Também conhecida como Constelações Familiares Sistémicas, é uma metodologia de autoajuda, desenvolvida desde os anos 90, que se baseia em elementos da terapia familiar sistémica e da fenomenologia existencial.

​

A Constelação Familiar tem como objetivo restaurar a ordem, a pertença e o equilíbrio da família. É uma forma de se libertar dos padrões repetitivos prejudiciais, dos comportamentos e das emoções emaranhadas que limitam a nossa vida. Estas questões que carregamos e a que nos agarramos são, de alguma forma, o que inconscientemente assumimos do nosso sistema familiar.​ Numa única sessão, uma Constelação Familiar tenta revelar uma dinâmica não reconhecida que se estende por várias gerações numa dada família, (ou em qualquer outro sistema), e resolver os efeitos deletérios dessa dinâmica, mostrando ao paciente, através da representação e ressonância, a realidade factual do passado.

family-constellation-image-4.jpeg

Como funciona?

Uma sessão de Constelação Familiar é um poderoso processo focado na solução que revela os emaranhamentos inconscientes que temos com a nossa família de origem (e não só nas famílias, mas também noutros sistemas como locais de trabalho, organizações, etc.). A Teoria dos Sistemas ensina que um problema no sistema afecta todo o sistema e que o sistema por si só procura o equilíbrio.  Uma constelação é, em primeiro lugar, uma ferramenta para descobrir o que não está certo. Numa constelação, a origem de um problema é revelada e são dados passos para a cura e resolução. Trabalhamos para transformar a energia numa força, o que nos permite seguir em frente com mais leveza e autenticidade. Uma vez que estas dinâmicas ocultas são trazidas para a nossa consciência, elas são modificadas e sentimos uma sensação de alívio e de liberdade emocional em relação a questões que nos estavam a prender anteriormente.

Quando preparamos uma sessão de constelação, o cliente indica resumidamente o problema que quer resolver e qual o resultado que deseja obter. É-lhe pedido que escolha representantes dos membros da família ou aspectos da questão e que os coloque em relação uns com os outros, de acordo com o que lhe parece correto. A partir daqui, inicia-se a sessão e os momentos e procura-se uma resolução.

 É um processo de autoajuda em que uma facilitadora, neste caso, uma "Consteladora", guia o cliente para a sua própria consciência sobre uma nova perspetiva relacionada com uma questão atual da vida. Com esta confirmação sincrónica.

Uma constelação dá-lhe a oportunidade de dar um passo em direção à sua própria cura e, como todas as oportunidades, normalmente começa com um problema. Os assuntos mais comuns incluem a seguinte lista:

​

  • Padrões repetidos, como escolher a mesma linha de empregos e trabalhos que não estão de harmonia connosco.

  • Procura de direção, de um propósito maior e de um sentido.

  • Desafios nas relações e na conexão com os outros.

  • Dificuldades com os nossos parceiros.

  • "Novas famílias", famílias que se unem e casos com filhos de casamentos anteriores, etc. 

  • Problemas de comportamento e mal-entendidos nos nossos sistemas - para as crianças, para si próprio ou na dinâmica familiar e profissional.

  • Questões de saúde de todos os tipos - doenças, disfunções alimentares, problemas de fertilidade, etc.  

  • Lidar com a ansiedade, o stress ou a depressão.

  • Dificuldade em atingir objectivos profissionais ou pessoais.

  • Luto e perda.

  • Problemas de comunicação.

  • Raiva e comportamento agressivo, bullying, etc. 

  • Teste de ideias, decisões, etc. 

  • Quaisquer outros problemas que afectem o nosso bem-estar...

WhatsApp Image 2023-06-19 at 10.28.12.jpeg

Como é que sei se "funciona" e com que frequência devo fazer uma sessão?

Ao contrario da terapia convencional - Onde os pacientes se sentem depoentes do seu terapeuta - A Constelação Familiar e o IoPT vêm restituir a liberdade e a autonomia aos clientes. Eu como facilitadora, confio com os meus clientes que saibam quando e o que precisam resolver na suas vidas. Ninguém pode (ou deve querer) "curar" uma outra pessoa. Só nos podemos curar a nós próprios. Nós somos os possuidores da nossa própria cura. 

O meu trabalho consiste em facilitar a auto-exploração de alguém para alcançar a sua própria cura, ao seu próprio ritmo.

​

Dependendo do ponto de início, esta metodologia tem a vantagem de ser muito rápida porque tem o potencial de tratar o corpo, a mente e o espírito de uma só vez. Uma ressonância pode revelar a origem de um problema que poderia ter levado meses ou anos a descobrir numa terapia tradicional. Uma sessão pode rapidamente tornar acessíveis causas longínquas, tais como traumas ancestrais de gerações anteriores ou, no caso da IoPT, a origem de um trauma muito precoce.

​

Após as sessões, sentimo-nos muitas vezes aliviados, com uma sensação de paz interior. Com tempo, podemos notar mudanças no nosso comportamento. na nossa consciência das nossas interacções com o mundo exterior, e na forma como respondemos a "situações problemáticas" que anteriormente eram um "gatilho" para nós. Sentimo-nos "centrados" e claros nos nossos pensamentos.

​

consta3.jpg

Quanto tempo leva uma sessão?

A duração de uma sessão leva até 1h30m. Algumas levam mais tempo e outras menos. Não importa o tempo que leva. Vou estar ao seu lado quanto tempo que vai ser necessário. Sessões em grupo podem levar mais tempo, mas nem sempre.

​

MAIS DÚVIDAS? - Marque uma chamada ou envie-me um e-mail ou uma mensagem via WhatsApp.

bottom of page